Super-Heróis e o Problema da Responsabilidade
Toda boa história de super-herói evoca uma pergunta que, mesmo formulada em diversas formas, é sempre a mesma: Você está pronto para fazer do mundo um lugar melhor ou isso é responsabilidade de outra pessoa, no caso aqui, um herói mascarado?
Para pra pensar.
Se as pessoas comuns fizessem o que deveriam fazer, a ideia de um super-herói simplesmente não faria sentido. Não depositaríamos esperanças na mão de salvadores ou autoridades, superpoderosos ou não.
A falta de confiança que temos em nós enquanto sociedade, já fez com que déssemos grandes poderes à pessoas com pouco senso de responsabilidade. Ditadura, aliás, é mais ou menos isso. Um gigantesco punhado de pessoas que deram um muito poder a uma só pessoa ou a uma só organização. E, claro, como sabemos, a conta não fecha nunca.
E essa nossa tendência de não nos responsabilizarmos por aquilo fazemos, também rola na nossa esfera emocional. Quantas vezes demos ao outro a responsabilidade de nos fazer felizes. Percebe como tendemos a dar poderes impossíveis para uma galera que não tem nada a ver?
Por isso que eu gosto quando a história joga a responsabilidade para o leitor, como em Dark Knight, quando Frank Miller propõe que uma Gotham City perfeita é aquela na qual o Batman não é necessário. E para que o Batman não seja necessário, a mudança precisa vir das pessoas, debaixo para cima.
Percebe como a noção que temos sobre os super-heróis está bastante ligada com a ideia que construímos sobre autoridade?
Enfim, é impossível falar de super-heróis sem falar em nós mesmos. Mas vou deixar aqui uma pergunta: Quem é responsável por você?
MOMENTO JABÁ: O Nerd Rabugento é um tesouro de rapaz e permitiu que eu eventualmente compartilhasse o conteúdo do meu canal aqui no blog. Mas enquanto a nova leva de vídeos não chega, você tem plena autorização de entrar lá e conhecer.
OS MEMBROS DO CLUBE DOS RABUGENTOS SÃO MUITO FELIZES!
O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E para que o Nerd Rabugento continue INDEPENDENTE, TORNE-SE MEMBRO DO CLUBE DOS RABUGENTOS!
O Nerd Rabugento não dá dica ruim e você confia nessa afirmação. Torne-se Membro do Clube, tem um valor que cabe no seu orçamento. E tem um monte de vantagens que nenhum outro Clube oferece. Mas se você não quiser se tornar membro e ainda assim quer contribuir, clique no segundo link. A sua contribuição ajuda demais o canal a se manter.