STRANGER THINGS 2 – Todas as referências e easter eggs
Stranger Things foi criada em cima das referências de filmes dos anos 80, principalmente os baseados na obra de Stephen King, como Conta Comigo, Carrie, A Estranha, It – A Coisa, e essas referências continuam na segunda temporada, mais Indiana Jones, Exorcista, Enigma do Outro Mundo, Exterminador do Futuro, até referências a Jurassic Park é possível encontrar.
Então vamos à lista de referências da segunda temporada de Stranger Things, episódio por episódio, cheio de spoilers!
Stranger Things 2 Capítulo 1: MAD MAX
Na véspera do Halloween, um rival bagunça as coisas no fliperama. Cético, Hopper inspeciona uma plantação de abóboras apodrecidas.
- O jogo Dragon’s Lair foi criado em 1983 e se tornou um game bastante popular, criado por Don Bluth, um ex-animador da Disney. Ou seja, em 1984 os moleques estava ainda aprendendo a jogar Dragon’s Lair.
- Dustin tem o recorde de Centopéia e Dig Dug, mas esses recordes são quebrados pela Mad Max. Obviamente uma referência ao filme de George Miller com Mel Gibson.
- O jornal de Hawkins mostra um artigo sobre as abóboras apodrecidas da cidade, mas tem um outro sobre Stephanie Fae Beauclair, o primeiro bebê a receber um transplante de coração, evento que aconteceu exatamente na época dos acontecimentos da série.
- O cinema mostra que está em cartaz O Exterminador do Futuro. O filme estreou em 26 de outubro de 1984, exatamente a época dos acontecimentos da segunda temporada.
- O castigo que Mike sofre é o de se livrar de duas caixas de brinquedos. Nisso vemos a Millennium Falcon que a Eleven brincou usando seus poderes, na primeira temporada.
- O Dr. Owens é interpretado por Paul Reiser, que se tornou um inconsciente dos anos 80 em Aliens, O Resgate. Mais tarde ele se tornaria um dos comediantes mais bem pagos da TV americana com Mad About You.
- Quando Will vai para o consultório do Dr. Owens ele pergunta qual seu doce favorito, e Will diz que é Reese’s Pieces. É uma referência a ET, O Extra Terrestre.
- Falando em Aliens, os soldados do Dr. Owens usam lança-chamas contra os tentáculos do mundo invertido, tal qual o filme Aliens ou O Enigma de Outro Mundo.
- A sequência em que Joyce conversa com o doutor sobre Will é tão melancólica quanto o primeiro ato de O Exorcista.
- O filme escolhido por Bob para a família assistir é Dona de Casa Por Acaso (Mr. Mom, 1983), um filme escrito por John Hughes e que lançou a carreira de Michael Keaton.
- Claro que você sabe que Sean Astin, o ator que faz o papel de Bob interpretou Mikey em Os Goonies, filme que nitidamente influenciou Stranger Things.
- A cena em que Will olha pra fora de casa e vê criaturas estranhas é quase uma recriação, quadro a quadro, da icônica cena de Contatos Imediados do Terceiro Grau, onde um garotinho é sequestrado depois de ver luzes por baixo da porta.
- O visual de Billy é uma referência ao personagem Billy de O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas, de 1985, interpretado por Bob Lowe.
Stranger Things 2 Capítulo 2: Gostosuras ou Travessuras, Aberração
Depois que Will vê algo terrível na noite das Gostosuras ou Travessuras, Mike se pergunta se Onze ainda está por perto. Nancy enfrenta a verdade sobre a morte de Barb.
- A música que introduz Billy é Wango Tango, um sucesso de Ted Nugent dos anos 80. Os irmãos Duffer pediram para o ator Dacre Montgomery emular o personagem de Jack Nicholson em O Iluminado, para atormentar sua irmã e seus amigos.
- Quando a Eleven aparece vestida de fantasma ela dá um susto em Hopper, a cena lembra outra de Os Fantasmas se Divertem, um dos clássicos dos anos 80 com Winona Ryder, e também é um clara referência a ET, O Extra Terrestre, em que o alienígena é disfarçado de fantasma para participar do Halloween.
- Max vai para a festa de Halloween vestida como Michael Myers, assassino da série Halloween.
- Um trailer de O Exterminador do Futuro passa na televisão da Eleven. Depois ela assiste a Frankenstein, clássico do terror, de 1931.
- A imagem da TV de Eleven cheia de estática pode ser interpretado como uma homenagem a Poltergeist.
- Os meninos se vestem como os Caça-Fantasmas, filme que foi um dos grandes sucessos do verão americano de 1984.
- Em determinado momento Hooper fica com meleca na mão e tira a meleca exatamente como Peter Venkman, na abertura de Caça-Fantasmas.
- Na festa à fantasia vemos várias referências a filmes dos anos 80, entre elas Karatê Kid, Negócio Arriscado, A Hora do Pesadelo, Footloose, Rocky, O Homem das Cavernas, Clube dos Cafajestes, e tem até um Ronald Reagan no fundo.
- Jonathan pergunta se uma garota está vestida de Kiss. Não, ela está vestida como Siouxsie Sioux, da banda punk Siouxsie and the Banshees.
Stranger Things 2 Capítulo 3: O Girino
Dustin adota um animal de estimação estranho, e Onze fica cada vez mais impaciente. Bem intencionado, Bob incentiva Will a encarar os seus medos.
- Dustin dá o nome de D’Artagnan, ou Dart, para o girino gigante que ele encontra, por causa do chocolate Three Musketeers, que ele ganhou no Halloween. Mas D’Artagnan odeia a luz, assim como os Gremlins, no filme de 1984.
- Dustin tem alguns brinquedos no quarto, entre eles um boneco do ET, O Extra Terrestre e de um Odious Ogre, um boneco de 1982 baseado em Dungeons & Dragons.
- Dustin comenta sobre dois tipos de girinos que vivem fora d’água, um na Índia e outro na América do Sul. Eles realmente existem.
- Durante o flashback em que Hopper apresenta a cabana a Eleven, ele diz que usava o local para guardar suas coisas. Dá pra gente ver uma caixa com o nome Sara nela. Sara era o nome da filha de Hopper.
- Descobrimos o acordo que Jim fez com o governo: o laboratório governamental de Hawkins mantém o mundo invertido sob controle e ele não conta para todo mundo o que aconteceu.
- Eleven monta um quebra cabeças. Quebra-cabeças estão em toda parte, em Stranger Things.
- Nancy se inspira para um plano futuro usando um Walkman, aparelho que todo mundo precisa ter nos anos 80.
Stranger Things 2 Capítulo 4: Will, o Sábio
Debilitado, Will se abre com Joice, e o resultado é perturbador. Enquanto Hopper bisca a verdade, Onze faz uma descoberta surpreendente.
- Um dos poucos episódios que vemos Holly Wheeler, irmã mais nova de Mike e Nancy.
- Eleven descobre um porão enquanto limpa a cabana. Esta não é exatamente uma referência, um easter egg, mas não seria legal se tivesse um Necronomicon lá embaixo?
- Algumas caixas do Jim estão marcadas como Nova York e Vietnã. O que dá uma idéia de como foi o passado de Jim Hopper.
- Nancy gravou toda a conversa que teve no laboratório com um gravador. Bem, nessa época os gravadores não era tão pequenos assim, em um laboratório do governo será que ninguém teria revistado sua bolsa?
- D’Artagnan é um filhote do Demogorgon da primeira temporada, mas se notarmos, o seu ciclo de vida é muito parecido com o xeromorfo de Alien: O Oitavo Passageiro: primeiro ele sai de dentro de Will, depois ele passa por estágios de evolução até se transformar em um monstro carnívoro. Que termina devorando um gato.
Stranger Things 2 Capítulo 5: Dig Dug
Nancy e Jonathan trocam teorias conspiratórias com um novo aliado, e onze procura alguém do seu passado. “Bob Sabichão” lida com um problema complicado.
- A cena inicial do capítulo 5 é uma homenagem direta a A Morte do Demônio, com o balanço rangendo sozinho na frente da casa.
- A referência a Goonies aqui é escrachada, no momento em que Bob é introduzido ao mapa, ele pergunta se no X tem um tesouro pirata.
- As cicatrizes nas mãos de Nancy e Jonathan aconteceram quando eles cortaram as mãos no episódio 8 da primeira temporada, enquanto enfrentavam o Demongorgon.
- Esse lance de cicatrizes nas mãos vem de IT – A Coisa, livro de Stephen King que influenciou diretamente a série.
- Falando em IT, vale lembrar que a Max é ruiva, tal qual a personagem Beverly, do livro.
- Stephen King e Steven Spielberg continuam a ser as principais referências da série. Quando Eleven se encontra com a sua mãe é possível se lembrar de Poltergeist e de Chamas da Vingança.
- Erica, a irmã de Lucas, rouba um boneco do He-Man do quarto do irmão. He-Man e os Mestres do Universo é uma animação de 1983. Também é possível ver um modelo da nave Challenger, aquela que explodiu em 1986.
- Quando Dustin recruta Steve para ajudá-lo ele pergunta se aquele taco de baseball com pregos está disponível. O taco de baseball na verdade era de Jonathan, e Steve o usou no último episódio da primeira temporada.
Stranger Things 2 Capítulo 6: O Espião
A ligação entre Will e uma sinistra força do mal fica mais forte, mas ninguém sabe ao certo como detetives-la. Dustin e Steve criam um vínculo improvável.
- O episódio começa com uma referência a O Exorcista, quando Joyce exige que os médicos expliquem o que acontece com seu filho.
- O crescimento e fuga de D’Artagnan mais uma vez nos remete a Alien: O Oitavo Passageiro, com o pequeno monstro cada vez maior. E também remete a Aliens: O Resgate, quando descobrimos que não existe apenas um demondog, e sim vários.
- Steve e Dustin caminham por um trilho de trem, como a primeira temporada, numa referência a Conta Comigo. Enquanto jogam pedaços de carne para capturar o monstro, como em Tubarão.
- Bob sugere a Joyce que eles se mudem para o Maine. Maine, pra quem não tá ligado, é o lugar onde se passa a maior parte das histórias dos livros do Stephen King.
- Os movimentos de Jonathan e Nancy durante a noite, na casa do sujeito maluco lembra muito uma cena de Indiana Jones e o Templo da Perdição, em que Indy e Willie também se levantam o tempo todo para se encontrarem.
- O Dr. Owens, interpretado por Paul Reiser, assiste a morte de seus soldados por um monitor, cena fácil de ser conectada com o personagem Burke, de Aliens: O Resgate, também interpretado por Paul Reiser. E o Dr. fala para Joyce exatamente as mesma palavras que Burke diz para Ripley no segundo filme dos Aliens: Você precisa confiar em mim. Isso tudo enquanto o radar faz o mesmo bip de Aliens…
- O monstro gigante, nas sombras, na névoa, lembra bastante os monstros de O Nevoeiro, conto de Stephen King.
Stranger Things 2 Capítulo 7: A Irmã Perdida
Visitantes psíquicos arrastam Onze na direção de um grupo de marginalizados violentos e de uma garota irritada com um passado sombrio.
- Quando Eleven chega em Chicago um sujeito tromba com ela, e ela o chama de aparvalhado. Esse foi o insulto que os meninos ensinaram a ela na primeira temporada.
- O capítulo 7 é um dos episódios menos necessários da segunda temporada, em um arco pouco interessante da Eleven, mas é impossível não conectar os acontecimento com a Saga da Fênix Negra – dos quadrinhos, não tem nada a ver com os filmes. Essa é uma referência já feita na primeira temporada, e conta a história de Jean Grey sendo seduzida por Emma Frost para o lado sombrio da força, para usar seus poderes para o mal.
- A referência aos X-Men é maior ainda quando notamos que o poder de Kali é manipular a mente das pessoas, ao fazer com que elas vejam coisas que não existem.
- Eleven é maquiada e passa a se vestir com roupas pretas, numa nítida referência à Fênix Negra, dos quadrinhos. Também nos quadrinhos Ororo, a Tempestade, dos X-Men, cortou os cabelos e passou a usar um moicano e se vestir como uma Punk.
- Quando o grupo punk invade a casa do cara que torturou a mãe de Eleven, interpretado pelo ator Pruitt Taylor Vince, ele está assistindo a Punk Brewster, A Levada da Breca, uma série sobre uma menina abandonada que é adotada por um tiozão sozinho. Parece familiar?
- O episódio foi dirigido por Rebecca Thomas, uma diretora que tem apenas um filme e um episódio de série na carreira. Quatro episódios foram dirigidos pelos irmãos Duffer, dois por Shawn Levy, um dos produtores da série e outros dois por Andrew Stanton, diretor de Wall-E, Procurando Nemo e Vida de Inseto.
Stranger Things 2 Capítulo 8: O Devorador de Mentes
Um herói improvável surge quando um incidente mortal provoca o fechamento do Laboratório de Hawkins, deixando Will e vários outros presos lá dentro.
- O episódio começa com nossos heróis presos dentro do laboratório enquanto estão cercados por demondogs. Essa cena nos remete a Jurassic Park e a aos filmes de zumbis do George Romero, onde sempre grupos de pessoas se vêem cercados por zumbis.
- Os demondogs parecem ter sido levemente inspirados no Zuul, o cão demoníaco de Os Caça-Fantasmas. Vale lembrar que no filme de 1984 o Zuul era controlado pelo Gozer, que também possuía as pessoas, como o Devorador de Mentes possui o Will.
- No filme O Exorcista a menina possuída pelo demonho caramulhão pedia ajuda através de mensagens na pele. Aqui Will pede ajuda através de código morse.
- Quando Bob diz que precisa dar um reboot no sistema do laboratório do governo, ele comenta sobre a linguagem BASIC. Basic realmente era uma das linguagens de computador usada em 1984.
- O nome O Devorador de Mentes (Mind Flayer) vem do jogo Dungeons & Dragons, e é conhecido por usar poderes psiônicos para controlar seres inteligentes. Demongorgon também veio de Dungeons & Dragons.
- Quando Will manda a mensagem em código Morse “SELAR PORTAL” a música que toca é “Should I Stay or Should I Go”. Devo ficar ou devo ir?
Stranger Things 2 Capítulo 9: O Portal
Onze planeja terminar o que começou. Os sobreviventes aumentam a pressão contra a força monstruosa que mantém Will Refém.
- As referências a O Exorcista continuam na cena em que a Joyce tenta expulsar o Devorador de Mentes do corpo de Will.
- Quando os meninos entram nos túneis sob a cidade de Hawkins Steve assume o controle e segue na frente deles. Muito parecido com a atitude do personagem de Josh Brolin, o irmão mais velho em Goonies, de 1985. Curiosamente os dois estão com bandanas vermelhas.
- Em Indiana Jones e o Templo da Perdição o japonesinho Shorty queima o Indy para que ele saia da possessão do chefão do mal. Nancy usa um ferro em brasas para acorda Will.
- Eleven mostra seus poderes para fechar o portal entre nosso mundo e o Mundo Invertido, e ela age de maneira muito parecida com a Jean Grey / Fênix, dos quadrinhos dos X-Men. Ela até flutua.
- A cena em que Billy seduz a mãe do Mike é uma referência àqueles livros de romance muito populares nos anos 80.
- O pobre Dustin não consegue um par para a dança, tal qual Duckie em A Garota de Rosa-Shocking. E os dois estão com um cabelo bastante parecido.
- A cena do baile Bola de Neve faz uma ligação direta com a primeira temporada, quando Mike convida Eleven para ser seu par, mas ela não consegue pois foi sugada de volta para o Mundo Invertido. Finalmente ela consegue ir ao baile.
VOCÊ ACHA QUE ESSE MONTE DE REFERÊNCIAS A STEPHEN KING E STEVEN SPIELBERG EM STRANGER THINGS É HOMENAGEM OU RECICLAGEM DE IDÉIAS?
Deixe a sua resposta nos comentários!
É isso. Acho que eu peguei boas partes das referência e ainda fiz minha lição de casa e fui procurar na internet as que eu não peguei.
Se você achar que as referências estão furadas ou que falou alguma que eu não peguei, deixe nos comentários.
O Nerd Rabugento tem página no Facebook, Instagram e Twitter. E eu coloco as minhas opiniões em todas essas redes, então considere dar uma olhada e me siga nelas.
E se você curtiu este conteúdo – pois aqui no canal todos os vídeos tem bons conteúdos, considere se tornar um apoiador, visite o Apoia.se e contribua.
Com certeza vai ajudar bastante.
E se você quiser continuar a assistir aos vídeos do canal, tem várias playlists para você explorar. Clique em uma delas e se divirta.
—-
OS MEMBROS DO CLUBE DOS RABUGENTOS SÃO MUITO FELIZES!
O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E para que o Nerd Rabugento continue INDEPENDENTE, TORNE-SE MEMBRO DO CLUBE DOS RABUGENTOS!
O Nerd Rabugento não dá dica ruim e você confia nessa afirmação. Torne-se Membro do Clube, tem um valor que cabe no seu orçamento. E tem um monte de vantagens que nenhum outro Clube oferece. Mas se você não quiser se tornar membro e ainda assim quer contribuir, clique no segundo link. A sua contribuição ajuda demais o canal a se manter.