STRANGER THINGS 2 – Todas as referências e easter eggs

Stranger Things foi criada em cima das referências de filmes dos anos 80, principalmente os baseados na obra de Stephen King, como Conta Comigo, Carrie, A Estranha, It – A Coisa, e essas referências continuam na segunda temporada, mais Indiana Jones, Exorcista, Enigma do Outro Mundo, Exterminador do Futuro, até referências a Jurassic Park é possível encontrar.

 

Então vamos à lista de referências da segunda temporada de Stranger Things, episódio por episódio, cheio de spoilers!

Stranger Things 2 Capítulo 1: MAD MAX

Na véspera do Halloween, um rival bagunça as coisas no fliperama. Cético, Hopper inspeciona uma plantação de abóboras apodrecidas.

  1. O jogo Dragon’s Lair foi criado em 1983 e se tornou um game bastante popular, criado por Don Bluth, um ex-animador da Disney. Ou seja, em 1984 os moleques estava ainda aprendendo a jogar Dragon’s Lair.
  2. Dustin tem o recorde de Centopéia e Dig Dug, mas esses recordes são quebrados pela Mad Max. Obviamente uma referência ao filme de George Miller com Mel Gibson.
  3. O jornal de Hawkins mostra um artigo sobre as abóboras apodrecidas da cidade, mas tem um outro sobre Stephanie Fae Beauclair, o primeiro bebê a receber um transplante de coração, evento que aconteceu exatamente na época dos acontecimentos da série.
  4. O cinema mostra que está em cartaz O Exterminador do Futuro. O filme estreou em 26 de outubro de 1984, exatamente a época dos acontecimentos da segunda temporada.
  5. O castigo que Mike sofre é o de se livrar de duas caixas de brinquedos. Nisso vemos a Millennium Falcon que a Eleven brincou usando seus poderes, na primeira temporada.
  6. O Dr. Owens é interpretado por Paul Reiser, que se tornou um inconsciente dos anos 80 em Aliens, O Resgate. Mais tarde ele se tornaria um dos comediantes mais bem pagos da TV americana com Mad About You.
  7. Quando Will vai para o consultório do Dr. Owens ele pergunta qual seu doce favorito, e Will diz que é Reese’s Pieces. É uma referência a ET, O Extra Terrestre.
  8. Falando em Aliens, os soldados do Dr. Owens usam lança-chamas contra os tentáculos do mundo invertido, tal qual o filme Aliens ou O Enigma de Outro Mundo.
  9. A sequência em que Joyce conversa com o doutor sobre Will é tão melancólica quanto o primeiro ato de O Exorcista.
  10. O filme escolhido por Bob para a família assistir é Dona de Casa Por Acaso (Mr. Mom, 1983), um filme escrito por John Hughes e que lançou a carreira de Michael Keaton.
  11. Claro que você sabe que Sean Astin, o ator que faz o papel de Bob interpretou Mikey em Os Goonies, filme que nitidamente influenciou Stranger Things.
  12. A cena em que Will olha pra fora de casa e vê criaturas estranhas é quase uma recriação, quadro a quadro, da icônica cena de Contatos Imediados do Terceiro Grau, onde um garotinho é sequestrado depois de ver luzes por baixo da porta.
  13. O visual de Billy é uma referência ao personagem Billy de O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas, de 1985, interpretado por Bob Lowe.

Stranger Things 2 Capítulo 2: Gostosuras ou Travessuras, Aberração

Depois que Will vê algo terrível na noite das Gostosuras ou Travessuras, Mike se pergunta se Onze ainda está por perto. Nancy enfrenta a verdade sobre a morte de Barb.

  1. A música que introduz Billy é Wango Tango, um sucesso de Ted Nugent dos anos 80. Os irmãos Duffer pediram para o ator Dacre Montgomery emular o personagem de Jack Nicholson em O Iluminado, para atormentar sua irmã e seus amigos.
  2. Quando a Eleven aparece vestida de fantasma ela dá um susto em Hopper, a cena lembra outra de Os Fantasmas se Divertem, um dos clássicos dos anos 80 com Winona Ryder, e também é um clara referência a ET, O Extra Terrestre, em que o alienígena é disfarçado de fantasma para participar do Halloween.
  3. Max vai para a festa de Halloween vestida como Michael Myers, assassino da série Halloween.
  4. Um trailer de O Exterminador do Futuro passa na televisão da Eleven. Depois ela assiste a Frankenstein, clássico do terror, de 1931.
  5. A imagem da TV de Eleven cheia de estática pode ser interpretado como uma homenagem a Poltergeist.
  6. Os meninos se vestem como os Caça-Fantasmas, filme que foi um dos grandes sucessos do verão americano de 1984.
  7. Em determinado momento Hooper fica com meleca na mão e tira a meleca exatamente como Peter Venkman, na abertura de Caça-Fantasmas.
  8. Na festa à fantasia vemos várias referências a filmes dos anos 80, entre elas Karatê Kid, Negócio Arriscado, A Hora do Pesadelo, Footloose, Rocky, O Homem das Cavernas, Clube dos Cafajestes, e tem até um Ronald Reagan no fundo.
  9. Jonathan pergunta se uma garota está vestida de Kiss. Não, ela está vestida como Siouxsie Sioux, da banda punk Siouxsie and the Banshees.

Stranger Things 2 Capítulo 3: O Girino

Dustin adota um animal de estimação estranho, e Onze fica cada vez mais impaciente. Bem intencionado, Bob incentiva Will a encarar os seus medos.

  1. Dustin dá o nome de D’Artagnan, ou Dart, para o girino gigante que ele encontra, por causa do chocolate Three Musketeers, que ele ganhou no Halloween. Mas D’Artagnan odeia a luz, assim como os Gremlins, no filme de 1984.
  2. Dustin tem alguns brinquedos no quarto, entre eles um boneco do ET, O Extra Terrestre e de um Odious Ogre, um boneco de 1982 baseado em Dungeons & Dragons.
  3. Dustin comenta sobre dois tipos de girinos que vivem fora d’água, um na Índia e outro na América do Sul. Eles realmente existem.
  4. Durante o flashback em que Hopper apresenta a cabana a Eleven, ele diz que usava o local para guardar suas coisas. Dá pra gente ver uma caixa com o nome Sara nela. Sara era o nome da filha de Hopper.
  5. Descobrimos o acordo que Jim fez com o governo: o laboratório governamental de Hawkins mantém o mundo invertido sob controle e ele não conta para todo mundo o que aconteceu.
  6. Eleven monta um quebra cabeças. Quebra-cabeças estão em toda parte, em Stranger Things.
  7. Nancy se inspira para um plano futuro usando um Walkman, aparelho que todo mundo precisa ter nos anos 80.

Stranger Things 2 Capítulo 4: Will, o Sábio

Debilitado, Will se abre com Joice, e o resultado é perturbador. Enquanto Hopper bisca a verdade, Onze faz uma descoberta surpreendente.

  1. Um dos poucos episódios que vemos Holly Wheeler, irmã mais nova de Mike e Nancy.
  2. Eleven descobre um porão enquanto limpa a cabana. Esta não é exatamente uma referência, um easter egg, mas não seria legal se tivesse um Necronomicon lá embaixo?
  3. Algumas caixas do Jim estão marcadas como Nova York e Vietnã. O que dá uma idéia de como foi o passado de Jim Hopper.
  4. Nancy gravou toda a conversa que teve no laboratório com um gravador. Bem, nessa época os gravadores não era tão pequenos assim, em um laboratório do governo será que ninguém teria revistado sua bolsa?
  5. D’Artagnan é um filhote do Demogorgon da primeira temporada, mas se notarmos, o seu ciclo de vida é muito parecido com o xeromorfo de Alien: O Oitavo Passageiro: primeiro ele sai de dentro de Will, depois ele passa por estágios de evolução até se transformar em um monstro carnívoro. Que termina devorando um gato.

Stranger Things 2 Capítulo 5: Dig Dug

Nancy e Jonathan trocam teorias conspiratórias com um novo aliado, e onze procura alguém do seu passado. “Bob Sabichão” lida com um problema complicado.

  1. A cena inicial do capítulo 5 é uma homenagem direta a A Morte do Demônio, com o balanço rangendo sozinho na frente da casa.
  2. A referência a Goonies aqui é escrachada, no momento em que Bob é introduzido ao mapa, ele pergunta se no X tem um tesouro pirata.
  3. As cicatrizes nas mãos de Nancy e Jonathan aconteceram quando eles cortaram as mãos no episódio 8 da primeira temporada, enquanto enfrentavam o Demongorgon.
  4. Esse lance de cicatrizes nas mãos vem de IT – A Coisa, livro de Stephen King que influenciou diretamente a série.
  5. Falando em IT, vale lembrar que a Max é ruiva, tal qual a personagem Beverly, do livro.
  6. Stephen King e Steven Spielberg continuam a ser as principais referências da série. Quando Eleven se encontra com a sua mãe é possível se lembrar de Poltergeist e de Chamas da Vingança.
  7. Erica, a irmã de Lucas, rouba um boneco do He-Man do quarto do irmão. He-Man e os Mestres do Universo é uma animação de 1983. Também é possível ver um modelo da nave Challenger, aquela que explodiu em 1986.
  8. Quando Dustin recruta Steve para ajudá-lo ele pergunta se aquele taco de baseball com pregos está disponível. O taco de baseball na verdade era de Jonathan, e Steve o usou no último episódio da primeira temporada.

Stranger Things 2 Capítulo 6: O Espião

A ligação entre Will e uma sinistra força do mal fica mais forte, mas ninguém sabe ao certo como detetives-la. Dustin e Steve criam um vínculo improvável.

  1. O episódio começa com uma referência a O Exorcista, quando Joyce exige que os médicos expliquem o que acontece com seu filho.
  2. O crescimento e fuga de D’Artagnan mais uma vez nos remete a Alien: O Oitavo Passageiro, com o pequeno monstro cada vez maior. E também remete a Aliens: O Resgate, quando descobrimos que não existe apenas um demondog, e sim vários.
  3. Steve e Dustin caminham por um trilho de trem, como a primeira temporada, numa referência a Conta Comigo. Enquanto jogam pedaços de carne para capturar o monstro, como em Tubarão.
  4. Bob sugere a Joyce que eles se mudem para o Maine. Maine, pra quem não tá ligado, é o lugar onde se passa a maior parte das histórias dos livros do Stephen King.
  5. Os movimentos de Jonathan e Nancy durante a noite, na casa do sujeito maluco lembra muito uma cena de Indiana Jones e o Templo da Perdição, em que Indy e Willie também se levantam o tempo todo para se encontrarem.
  6. O Dr. Owens, interpretado por Paul Reiser, assiste a morte de seus soldados por um monitor, cena fácil de ser conectada com o personagem Burke, de Aliens: O Resgate, também interpretado por Paul Reiser. E o Dr. fala para Joyce exatamente as mesma palavras que Burke diz para Ripley no segundo filme dos Aliens: Você precisa confiar em mim. Isso tudo enquanto o radar faz o mesmo bip de Aliens…
  7. O monstro gigante, nas sombras, na névoa, lembra bastante os monstros de O Nevoeiro, conto de Stephen King.

Stranger Things 2 Capítulo 7: A Irmã Perdida

Visitantes psíquicos arrastam Onze na direção de um grupo de marginalizados violentos e de uma garota irritada com um passado sombrio.

  1. Quando Eleven chega em Chicago um sujeito tromba com ela, e ela o chama de aparvalhado. Esse foi o insulto que os meninos ensinaram a ela na primeira temporada.
  2. O capítulo 7 é um dos episódios menos necessários da segunda temporada, em um arco pouco interessante da Eleven, mas é impossível não conectar os acontecimento com a Saga da Fênix Negra – dos quadrinhos, não tem nada a ver com os filmes. Essa é uma referência já feita na primeira temporada, e conta a história de Jean Grey sendo seduzida por Emma Frost para o lado sombrio da força, para usar seus poderes para o mal.
  3. A referência aos X-Men é maior ainda quando notamos que o poder de Kali é manipular a mente das pessoas, ao fazer com que elas vejam coisas que não existem.
  4. Eleven é maquiada e passa a se vestir com roupas pretas, numa nítida referência à Fênix Negra, dos quadrinhos. Também nos quadrinhos Ororo, a Tempestade, dos X-Men, cortou os cabelos e passou a usar um moicano e se vestir como uma Punk.
  5. Quando o grupo punk invade a casa do cara que torturou a mãe de Eleven, interpretado pelo ator Pruitt Taylor Vince, ele está assistindo a Punk Brewster, A Levada da Breca, uma série sobre uma menina abandonada que é adotada por um tiozão sozinho. Parece familiar?
  6. O episódio foi dirigido por Rebecca Thomas, uma diretora que tem apenas um filme e um episódio de série na carreira. Quatro episódios foram dirigidos pelos irmãos Duffer, dois por Shawn Levy, um dos produtores da série e outros dois por Andrew Stanton, diretor de Wall-E, Procurando Nemo e Vida de Inseto.

Stranger Things 2 Capítulo 8: O Devorador de Mentes

Um herói improvável surge quando um incidente mortal provoca o fechamento do Laboratório de Hawkins, deixando Will e vários outros presos lá dentro.

  1. O episódio começa com nossos heróis presos dentro do laboratório enquanto estão cercados por demondogs. Essa cena nos remete a Jurassic Park e a aos filmes de zumbis do George Romero, onde sempre grupos de pessoas se vêem cercados por zumbis.
  2. Os demondogs parecem ter sido levemente inspirados no Zuul, o cão demoníaco de Os Caça-Fantasmas. Vale lembrar que no filme de 1984 o Zuul era controlado pelo Gozer, que também possuía as pessoas, como o Devorador de Mentes possui o Will.
  3. No filme O Exorcista a menina possuída pelo demonho caramulhão pedia ajuda através de mensagens na pele. Aqui Will pede ajuda através de código morse.
  4. Quando Bob diz que precisa dar um reboot no sistema do laboratório do governo, ele comenta sobre a linguagem BASIC. Basic realmente era uma das linguagens de computador usada em 1984.
  5. O nome O Devorador de Mentes (Mind Flayer) vem do jogo Dungeons & Dragons, e é conhecido por usar poderes psiônicos para controlar seres inteligentes. Demongorgon também veio de Dungeons & Dragons.
  6. Quando Will manda a mensagem em código Morse “SELAR PORTAL” a música que toca é “Should I Stay or Should I Go”. Devo ficar ou devo ir?

Stranger Things 2 Capítulo 9: O Portal

Onze planeja terminar o que começou. Os sobreviventes aumentam a pressão contra a força monstruosa que mantém Will Refém.

  1. As referências a O Exorcista continuam na cena em que a Joyce tenta expulsar o Devorador de Mentes do corpo de Will.
  2. Quando os meninos entram nos túneis sob a cidade de Hawkins Steve assume o controle e segue na frente deles. Muito parecido com a atitude do personagem de Josh Brolin, o irmão mais velho em Goonies, de 1985. Curiosamente os dois estão com bandanas vermelhas.
  3. Em Indiana Jones e o Templo da Perdição o japonesinho Shorty queima o Indy para que ele saia da possessão do chefão do mal. Nancy usa um ferro em brasas para acorda Will.
  4. Eleven mostra seus poderes para fechar o portal entre nosso mundo e o Mundo Invertido, e ela age de maneira muito parecida com a Jean Grey / Fênix, dos quadrinhos dos X-Men. Ela até flutua.
  5. A cena em que Billy seduz a mãe do Mike é uma referência àqueles livros de romance muito populares nos anos 80.
  6. O pobre Dustin não consegue um par para a dança, tal qual Duckie em A Garota de Rosa-Shocking. E os dois estão com um cabelo bastante parecido.
  7. A cena do baile Bola de Neve faz uma ligação direta com a primeira temporada, quando Mike convida Eleven para ser seu par, mas ela não consegue pois foi sugada de volta para o Mundo Invertido. Finalmente ela consegue ir ao baile.

VOCÊ ACHA QUE ESSE MONTE DE REFERÊNCIAS A STEPHEN KING E STEVEN SPIELBERG EM STRANGER THINGS É HOMENAGEM OU RECICLAGEM DE IDÉIAS?

Deixe a sua resposta nos comentários!

É isso. Acho que eu peguei boas partes das referência e ainda fiz minha lição de casa e fui procurar na internet as que eu não peguei.

Se você achar que as referências estão furadas ou que falou alguma que eu não peguei, deixe nos comentários.

O Nerd Rabugento tem página no Facebook, Instagram e Twitter. E eu coloco as minhas opiniões em todas essas redes, então considere dar uma olhada e me siga nelas.

E se você curtiu este conteúdo – pois aqui no canal todos os vídeos tem bons conteúdos, considere se tornar um apoiador, visite o Apoia.se e contribua.

Com certeza vai ajudar bastante.

E se você quiser continuar a assistir aos vídeos do canal, tem várias playlists para você explorar. Clique em uma delas e se divirta.

—-

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜