Skam: Uma série norueguesa que você precisa conhecer

Skam, série norueguesa da emissora NRK, é o retrato perfeito da adolescência e sabe como ninguém tratar assuntos sérios. Tornando-se assim, a queridinha e o destaque do gênero. No texto a seguir, não irei analisar cada temporada, mas sim pincelar o que é a série.

 

Sinopse: SKAM conta a história de estudantes do ensino médio da Hartvig Nissens, em Oslo, e seus amigos com seus problemas, escândalos e cotidiano de um modo real e não pretensioso.

Qual a importância de Skam?

Skam é uma das séries mais importantes da atualidade, pelo simples fato de tratar muitos tabus que a sociedade impõe de forma natural. A cada temporada, a cada episódio a série consegue trazer debates “polêmicos” à tona de forma sutil e de conscientizadora.

Se você for jovem, com toda certeza irá absorver muito mais da série -por ser o público alvo-, e inevitavelmente irá se identificar com algum personagem/trama da série. O fator de diversidade é um dos pontos mais fortes aqui, junto com o não protagonismo fixo de algum personagem.

Porque por mais que tenhamos temporadas focadas em casais, não ficamos só neles o tempo inteiro, e acabamos por acompanharmos o redor deles, família e amigos, fazendo assim criar um laço importante para futuras sub-tramas. Ponto para a direção da série, que consegue a cada temporada evoluir, assim como o personagens.

O que cada temporada de Skam aborda:

A 1ª temporada apresenta uma história em torno de Eva e seu difícil relacionamento com Jonas. E a temporada aborda temas como solidão, identidade, pertença e amizade.
Sobre o aspecto técnico, ela é a mais fraca dentre toda, e com 11 episódios e alguns de apenas 15min, dá a impressão que estamos a acompanhar uma web-series. Não que isso seja um demérito, mas passa um desconforto para quem não está tão acostumado com produções do tipo.

A 2ª  temporada é composto por 12 episódios e acompanham Noora. e a temporada gira em torno de seu relacionamento com William e todas as dificuldades do casal. Nessa temporada a série aborda temas como feminismo, violência, distúrbios alimentares, abuso sexual e crise dos refugiados.
Essa temporada foi a que mais me fisgou e em termos de direção e história, é a mais competente e completa. Até seus episódios mais longos, a partir daqui a utilização da trilha sonora é mais presente dando um tom/peso a mais quando se é necessário, e a evolução é enorme perto da temporada inaugural.

A 3ª temporada segue o personagem Isak e o drama é envolvendo a descoberta da orientação sexual de Isak e o seu relacionamento com Even. Aqui em seus 10 episódios eles lidam com temas como amor, identidade sexual, autenticidade, transtorno mental, religião e amizade.
É uma temporada mais madura, que trata de assuntos um pouco mais delicados que as outras temporadas e faz com excelência. É uma temporada que vai crescendo a cada episódio e quando chegamos no 10° e último, somos apresentados ao -provavelmente- melhor episódio da série!

A 4ª e última temporada temos a Sana como personagem central, apresentando a polêmica do preconceito em torno da religião islâmica, além de seu interesse amoroso com Yousef. Essa temporada final aborda temas como a religião islâmica, amor proibido, preconceito, cyberbullying e a “russ celebration”, período de comemoração e tradição norueguesa -Que é tema central da série, basicamente-.
Terei que esperar o final da série, que será em dia 26 desse mês para ter uma opinião formada sobre. Mas pelo caminhar da temporada, terá um final satisfatório.

Skam é só mais prova que a Europa vem produzindo muitas séries importantes e de qualidade. Não perca mais tempo e não deixe conferir essa, que é a melhor série sobre adolescência já produzida.

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜