De Woody Allen a Blade Runner – Quando um Filme é Ruim?

Discutir se uma obra é boa ou ruim é tão produtivo quanto divagar sobre religião, política ou os estados da matéria. Claro que gostamos do debate. Eu gosto, você gosta. E existe todo um mercado aí de opiniões, teorias e achismos que não para de crescer. Sei lá por qual razão, a gente ama brincar de caçar verdades nesse imenso mar de subjetividade.

 

Por exemplo, nunca gostei de Woody Allen. Por motivos que só Deus explica, também nunca me identifiquei com Tarantino. E durante muito tempo achei que o problema era comigo. Depois de uma boa estudada, descobri que posso reconhecer a genialidade e importância desses caras, sem que eu precise necessariamente gostar do que fazem.

O problema é que definir se uma obra é boa ou ruim é complicado. Muitos críticos execraram Blade Runner quando estreou em 1982. Algo parecido aconteceu com a adaptação de Watchmen para as telonas que, apesar de bem recebido pelos fãs, foi praticamente dilacerada pelos críticos.

Já vi críticos destruírem biografias só porque acordaram de mau humor. Então, sempre que vejo um filme que não me agrada, me pergunto: O que acabei de ver é ruim mesmo ou só não gostei? Se eu estivesse, sei lá, apaixonado pela vida, com uma felicidade sem tamanho ou só um pouco menos cansado depois de um dia estressante, será que minha opinião seria diferente?

Muita gente estuda anos para poder dar seus pitacos sobre aquilo que ama. E a discussão em torno de uma obra de arte (e cinema é arte) é a razão da arte em si. Estamos até hoje tentando descobrir para onde raios a Monalisa está olhando. Ou seja, o que fazemos nos dias atuais com os filmes da Marvel, é o que fazemos desde o Renascimento.

Para mim, uma boa obra é aquela que entrega o prometido, que cumpre o que se propôs a fazer. O problema é que às vezes eu posso não estar no clima.

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜