O Segredo Além do Jardim: uma joia rara da animação

Não se fazem mais desenhos bons como antigamente.”  Um mantra repetido a exaustão. A grande verdade é que não se procura sobre as pérolas das animações que estão apenas esperando para serem assistidas. O Segredo Além do Jardim (Over The Garden Wall, 2014) é um desses desenhos que você deve assistir e admitir que há muita coisa boa sendo feita e que pode estar perdendo apenas por não procurar. Assim como Gravity Falls, O Segredo Além do Jardim vale cada segundo empregado para assisti-lo.

 

O Segredo Além do Jardim é uma minissérie de 10 episódios que foi exibida no Cartoon Network cuja maioria dos episódios têm cerca de 11 minutos, que passam tão rápido que mal se percebe o tanto de história que foi contada ali. A trama da animação é  sobre dois irmãos, Wirt (dublado por Elijah Wood) e Greg (Collin Dean)  que se perderam na misteriosa floresta  chamada de “O Desconhecido” (The Unknown).

A única forma de  encontrar o caminho de volta para casa é pela floresta mágica, e para isso eles precisarão da ajuda dos ótimos personagens coadjuvantes: Beatrice (Melanie Lynskey), um simpático pássaro azul fêmea que acompanha os garotos em suas aventuras para desfazer a maldição que afetou-a e toda a família dela. Os irmãos contam também com a ajuda do  solitário Lenhador (Christopher Lloyd) que guarda um segredo importante e os alerta sobre o perigoso ser, a maléfica Besta (Samuel Ramey) que os espreita na floresta e que leva as almas perdidas para transformá-las em árvores.

A animação tem um clima de fantasia estilo conto de fadas dos irmãos Grimm pautada no realismo fantástico e surrealismo e outros clássicos europeus que com certeza inspiraram a obra assim como a obra literária A Divina Comédia (Divina Commedia, 1304) de Dante Alighieri e seus simbolismos suspense e mistério na medida certa e pitadas de um humor leve.

Uma animação singular e encantadora

O que torna O Segredo Além do Jardim especial é sua animação de qualidade que se mantém em todos os episódios. Com cores vivas e fortes, a paleta de cores é de encher os olhos. Nos momentos de mistério e melancolia a paleta de cores traz uma rima narrativa com as tonalidade de cores frias, enquanto nos momentos mais alegres e cômicos, as cores quentes predominam. E não posso jamais esquecer de citar a bela trilha sonora que desde os créditos iniciais arrebata os corações com belas e características melodias Folk, Jazz, Canto Lírico e canções de raízes americanas. Um show a parte! As músicas são deliciosas de se ouvir, e quando se percebe já se está cantarolando e assoviando as canções.

Ao iniciar da jornada, nos créditos de abertura, uma bela canção tema Into The Unknown cantada pelo simpático sapo (Jack Jones) e sendo executada por ele ao piano já demonstra o clima lírico e épico de fábulas que está por vir . O prelúdio de um desenho inesquecível. Uma trama fechada como um bom livro de contos de fadas.

“Guiados pela névoa
sob a luz suave da lua
tudo o que foi perdido é revelado
nossos longos fardos pesados
meros ecos da Primavera
mas de onde viemos
e onde vamos parar?
se os sonhos não podem se tornar realidade
então porque não fingir?
oh, como o vento suave
acena em meio às folhas
enquanto as cores do outono caem
dançado em um redemoinho
de memórias de ouro
as mais belas mentiras de todas
as mais belas mentiras de todas”

A produção de O Segredo Além do Jardim começou em 2013 com o episódio piloto “Tome of the Unknown: Harvest Melody” do  criador Patrick McHale, que anteriormente trabalhou em As Trapalhadas de Flapjack (The Marvelous Misadventures of Flapjack , 2008) e Hora de aventura (Adventure Time, 2010).

Após o sucesso do piloto,  Patrick McHale recebeu o  prêmio Bruce Corwin de melhor curta-metragem de animação. Em 2013 recebeu uma menção honrosa no Festival Internacional de Animação de Ottawa. Em novembro do ano seguinte “The Old Grist Mill”,  o primeiro episódio foi ao ar.

O que faz O Segredo Além do Jardim memorável?

Os episódios são focados nos diferentes irmãos: Wirt, o mais velho, é sério, inseguro e tenta ser a todo tempo responsável.  Wirt gosta de poesia e tocar clarinete. Já seu irmão menor, Greg, é um menino doce, imaginativo, despreocupado e brincalhão, que anda por todo lado com seu sapo, onde busca em todos os episódios nomeá-lo.

Nos 10 episódios da minissérie, os irmãos lidam com diversos dilemas, passam por uma escola de animais, uma taberna, conhecem diversos personagens excêntricos como um velho homem rico que busca encontrar uma mulher fantasma que ronda sua casa, um grupo de abóboras falantes, uma banda de sapos, uma velha assustadora que vive em uma cabana isolada, e claro, o vilão da história, a Besta! Tudo isso na companhia de Beatrice, a passarinha azul mais simpática e direta nas falas da Cultura Pop. Além, é claro, de se conhecerem mais intimamente e se ajudarem a lidar com o perigo do Desconhecido. Uma  grande jornada de autoconhecimento com muitos subtextos, referências literárias e com uma sensibilidade ímpar para desenhos do gênero.

O Segredo Além do Jardim é belo porque nos faz voltar à magia da infância com todos mistérios, fantasia e aventura. Com um simples  traço da animação, que por vezes lembra uma pintura a óleo, com os enquadramentos as canções gostosas de ouvir que embalam os capítulos, consegue ser profundo em seus curtos episódios sem ser piegas. Um mergulho no assombroso e puro mundo da fantasia dos livros em audiovisual.

Uma joia rara da animação dos anos 2000 para cá. A prova que há muita arte, muita coisa boa por aí, basta que esteja disposto a procurar.

E para encerrar, aos apreciadores de boas canções, eis aqui a trilha sonora original em vinil  no Youtube para  presentear seus ouvidos:

Fato concreto (Rock fact): O Segredo Além do Jardim é maravilhoso. Assista e não se arrependerá de adentrar O Desconhecido.

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜