NETFLIX PARTY 2020 #02 – CODE 8: RENEGADOS

Continuando com a ‘saga’ Netflix Party* – organizado pelo Nerd Rabugento – falaremos sobre o segundo filme exibido no mês de Abril: Code 8 – Renegados (Code 8, 2019, EUA), que surgiu anteriormente em um curta de 2016 com o mesmo nome. Com o aval das ‘vaquinhas online‘, o projeto voltou – nascendo, então, este longa que estreou ano passado.

 

Code 8 – Renegados é um projeto relativamente barato – em comparação à outras produções de Hollywood – baseado no gênero de ação com sci-fi, dentro de subtramas dramáticas e dialogadas entre um futuro utópico com a demanda social relacionado à imigrantes. A história é bem simples: 4% da população tem o poder – e segundo o governo, vive na ilegalidade por serem diferenciados. Encurralados, uns sobrevivem utilizando os seus poderes para cometer pequenos furtos. Mas quando um núcleo criminal começa a contratar pessoas com este perfil, os militares correm para intervir sob julgo da Lei.

Dirigido e roteirizado por Jeff Chan, o longa utiliza os fatores conhecidos pelo público – por exemplo…já ouviu falar em mutantes? – para construir uma premissa interessante. Mas, sem cair no lugar-comum, o diretor optou a demonstrar uma história sem tanto protagonismo, deixando o público se envolver durante o filme – seja com Connor Reed (Robbie Amell) e/ou com Garrett (Stephen Amell).

A agilidade do roteiro, no entanto, impede que tenham maior clareza no que são eles, onde vivem e entre outros. Além disso, os clichês são notórios e pecam pela consistência narrativa – sempre usando um motivo dúbio para criar elementos suscetíveis que pareçam interessantes. No mínimo, é interessante – mas sem nenhum peso.

Porém, o seu grande feito como filme – por incrível que pareça – é nas cenas de ação. É impressionante ver que um filme de baixo orçamento tenha conseguido criar grandes tensões, de maneira inteligente. Abusando de uma violência estética, choca pela naturalidade das cenas – impactando de forma simples. Destaque para a cena de emboscada com carro forte no centro da cidade.

Code 8 – Renegados é um filme que usa a sutileza de referência pop moderna, com a distopia do Estado agindo contra os ‘infringidores‘ – em uma sociedade nem tanto igualitária. Mesmo tendo uma forte mensagem social, peca por não aprofundar os personagens e seus arcos. Porém, cumpre-se o seu propósito – tendo até confirmado uma série do mesmo nome para a plataforma Quibe já neste ano.

Code 8 – Renegados está em cartaz na Netflix.

*Netflix Party™ é uma extensão gratuita e não-oficial da Netflix.

 

 

 

 

OS MEMBROS DO CLUBE DOS RABUGENTOS SÃO MUITO FELIZES!

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E para que o Nerd Rabugento continue INDEPENDENTE, TORNE-SE MEMBRO DO CLUBE DOS RABUGENTOS!

O Nerd Rabugento não dá dica ruim e você confia nessa afirmação. Torne-se Membro do Clube, tem um valor que cabe no seu orçamento. E tem um monte de vantagens que nenhum outro Clube oferece. Mas se você não quiser se tornar membro e ainda assim quer contribuir, clique no segundo link. A sua contribuição ajuda demais o canal a se manter.

QUERO SER MEMBRO ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜