MORRE AOS 83 ANOS O CINEASTRA ‘ZÉ DO CAIXÃO’

O “pai” do terror nacional José Mojica Marins, mais conhecido como “Zé do Caixão“, morreu nesta quarta (19) aos 83 em SP vítima de uma broncopneumonia.

 

Zé do Caixão” era o apelido popular desse ícone do cinema nacional que nasceu em uma sexta feira 13 de 1936, mais especificamente em março daquele ano. Ele começou sua carreira no cinema nacional nos anos 50 e foi ator, roteirista e diretor em mais de 60 produções e virou até marca de cachaça, tamanha a sua popularidade

Apesar de ser amplamente associado ao terror, e lembrado pela sua figura sombria de unhas longas, José Mojica trabalhou com outros gêneros como aventura, faroeste e até pornochanchada.

Seu personagem mais famoso criado por ele, “Zé do Caixão“, é uma das figuras mais conhecidas do cinema nacional e foi fruto de um pesadelo no qual trazia um homem vestido de preto, com seu rosto, que o arrastava para uma cova. No ano seguinte ao sonho sinistro, 1964, o filme “À meia-noite levarei sua alma” com o tal homem do sonho foi lançado.

José Mojica Marins, que segundo sua biografia era um “homem sem crenças, que não acreditava em Deus nem no Diabo, só acreditava nele mesmo e achava que era o único que podia fazer justiça”, é um grande mestre do cinema brasileiro e sua obra continuará sendo de suma importância para a cultura brasileira influenciando gerações.

Obrigada, Mojica.

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜