Há 12 anos Six Feet Under nos dava adeus

21 de agosto de 2005. Há exatos 12 anos ia ao ar pela HBO o series finale mais incrível da história das séries, de uma das melhores séries de todos os tempos, e estou falando de Six Feet Under.

 

EVERYTHING. EVERYONE. EVERYWHERE. ENDS.

O TEXTO À SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO FINAL DA SÉRIE:

Particularmente eu terminei a série há pouco menos de 3 meses, mas li centenas de relatos sobre o final e não teve um, em que não disseram que não sentem o impacto até hoje.

Podemos citar muitos finais marcantes e que beiram a perfeição, como o de The Sopranos, Justified, Sons of Anarchy, The Leftovers etc.

Cito esses por eles não serem previsíveis e foram todas séries incríveis e que souberam se encerrar surpreendendo, mesmo em seus últimos minutos conseguindo guardar como tudo acabaria, e não só acabar de forma honesta como BreakingThe Wire.

Evidente que não há nada de errado nisso, na verdade, foram todas séries que souberam quando se encerrar e não fizeram feio, longe disso.

“Você não pode tirar uma foto disso. Pois isso já aconteceu.”

Mas Six Feet Under vai além de tudo imaginável. O quê uma série que simplesmente retrata a vida e o dia a dia de seus personagens poderia fazer para a série acabar de maneira tão gloriosa?

A resposta é tão óbvia e simples, mas ainda assim tão genial. Mostrar como todos morrem. Ao avançar no tempo e nos mostrar a morte de cada personagem que acompanhamos por 63 episódios é a coisa mais impactante possível, algo que sempre perdurá em nossas memórias.

Destaque é para a belíssima montagem da cena, que dura aproximadamente uns 10 minutos com a melancólica mas bela trilha da Sia, dando o tom, com a música Breathe Me.

Six Feet Under e a magia de nos fazer refletir na vida

Nada mais belo e justo nos despedir de todos os personagens definitivamente e ao mesmo tempo ver como o futuro de todos foi bem sucedido.

Six Feet Under não foi uma série que tentou chocar sua audiência ou até mesmo ser soberba em tentar dizer o que é a verdade absoluta ou não em seus assuntos retratados. Por isso mesmo ao passar por todos os 63 episódios, vemos todos os tipos de situações possíveis ser retratado na tela, com os mais variados tipos de resultados, assim como a vida.

Six Feet Under sempre foi isso, uma retratação crua, visceral do que é a vida. É um verdadeiro soco no estômago assistir a série. É impossível não pensar em que caminho estamos a tomar na nossa vida. É impossível não pensarmos qual o sentido da vida, depois de tudo. 

Pois nem sempre tudo ocorre como queremos, mas ainda assim, sempre há surpresas inesperadamente boas em nossas vidas. Aproveitar a vida acima de tudo, é o lema.

Há formas e formas de alguma produção mudar sua vida, e pode ser por vários motivos, mas a obra de Alan Ball, Six Feet Under é a única, pelo menos na TV, que eu tenho certeza absoluta em que irá mudar seu modo de ver a vida e a influenciará diretamente.

Você pode não a considerar a melhor, mas com certeza Six Feet Under é mais real, verdadeira e preciosa da história da TV. Six Feet Under é um fenômeno que -provavelmente-, nunca mais irá acontecer.

Leia também: Six Feet Under é o melhor retrato da humanidade na tv

Para encerrar, um breve apontamento sobre o episódio como um todo e o impacto que foi para a indústria:

Foquei muito na cena final que realmente é a coisa mais linda e impactante da história da tv, mas o episódio como um todo é muito satisfatório e consegue fechar todas os plots da temporada. É a consagração máxima do Alan Ball, que anos mais tarde viu esta fórmula ser copiada em outras emissoras, mas nenhuma chegando perto do que foi Six Feet Under. A obra sobre a morte, se tornou a obra sobre a vida, da vida de -praticamente todo mundo- que assistiu.

Então quando alguém ver uma lista sobre os melhores finais e Six Feet Under não encabeçar a lista, saiba que está tudo errado.

12 anos e contando… Nunca esqueceremos deste final e uma certeza, a cada ano que passa, mais forte a mensagem lateja em nossas mentes.

Saudades Nate, David, Claire, Ruth, Brenda, Keith e cia. Saudades eternas família FIsher.

Fique com A cena que encerra a série.

A série está disponível na integra na HBO Go.

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜