Por que um filme do Shazam faz TODO O SENTIDO?
Eis que nesta semana foi anunciado que o próximo grande filme da DC será Shazam!. Dirigido por David Sandberg, de Annabelle 2 e Quando as Luzes se Apagam, o longa deve estrear em meados de 2019. Mas, entre tantos heróis do panteão da editora, por que raios (com o perdão da referência forçada) o Shazam?
Bem, não é novidade que a DC optou por seguir uma linha mais sóbria (ou tão sóbria quanto possível) em seus filmes. Entre erros e acertos, pelo menos uma coisa é praticamente unânime: Nenhum deles foi feito pensado exclusivamente para o público teen. E é óbvio que o sucesso de Homem-Aranha: De Volta ao Lar fez bater o sininho dos caras.
Shazam, que até 2011 era oficialmente chamado de Capitão Marvel, pode parecer uma escolha aleatória, mas na verdade é bastante óbvia. Aqui vão algumas razões:
1) A coisa toda gira em torno de Billy Batson, um jovem safo e de bom coração, que sobrevive sozinho (em algumas histórias ele mora em abrigos) e recebe os poderes do Mago Shazam para ser o protetor definitivo da Terra. Com o passar do tempo, as histórias deixaram o drama pessoal de lado e Batson se tornou um mero link entre a humanidade e os deuses olímpicos, e tem tido papel crucial nas crises e sagas. De qualquer maneira, o herói é o Superman do núcleo místico da editora.
Aliás, se tem um cara que Superman não quer enfrentar, é esse aí.
2) Os deuses que dão poderes ao personagem (respectivamente Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercurio) têm intrínseca relação com o que já foi apresentado em Mulher Maravilha. Ou seja, estabelecer relações coesas não vai ser o desafio aqui.
3) As histórias de Shazam têm pelo menos um grande tema recorrente: Família. E por ter sido um dos maiorais da Era de Ouro dos quadrinhos, tem um grande potencial de levar um público mais abrangente aos cinemas. Diga Shazam ao seu avô e veja como ele reage.
Em resumo: O estofo de um super-herói tradicionalíssimo misturado ao ritmo de uma trama adolescente, faz de Shazam! uma aposta arriscada sim, mas de longe a mais interessante feita pela DC até agora. Pode dar ruim? Pode. Mas vamos combinar que a DC está precisando despirocar e seguir em direção à luz. E talvez não haja herói mais otimista, que melhor represente o contraste de inocência e responsabilidades universais, que Shazam.
Se eu pudesse prever, diria que Shazam! será qualquer coisa entre Dr. Estranho e Homem-Aranha. Mas pensar assim é uma heresia, certo?
OS MEMBROS DO CLUBE DOS RABUGENTOS SÃO MUITO FELIZES!
O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E para que o Nerd Rabugento continue INDEPENDENTE, TORNE-SE MEMBRO DO CLUBE DOS RABUGENTOS!
O Nerd Rabugento não dá dica ruim e você confia nessa afirmação. Torne-se Membro do Clube, tem um valor que cabe no seu orçamento. E tem um monte de vantagens que nenhum outro Clube oferece. Mas se você não quiser se tornar membro e ainda assim quer contribuir, clique no segundo link. A sua contribuição ajuda demais o canal a se manter.