CRÍTICA DO FILME ‘O BAR LUVA DOURADA’

O Bar Luva Dourada” é  suspense alemão dirigido por Fatih Akin (Contra a Parede) que conta a história de um serial killer dos anos 70 chamado Fritz Honka que atrai suas vítimas, mulheres mais velhas e solitárias, no bar que dá nome ao filme. As mulheres, depois de mortas, são esquartejadas no apartamento onde ele mora.

Honka realmente existiu e seus ataques aconteceram em Hamburgo, na Alemanha. Ele era um homem franzino com rosto deformado que assassinou prostitutas decadentes entre os anos 1970 e 1975. Sabe-se que o serial killer teve problemas na infância e que eles, possivelmente associados ao alcoolismo, culminaram na sua personalidade problemática.

O filme é definido, por quem assiste, como um filme perturbador e realmente é. A produção alemã foge do padrão americano ou do gênero gore, com sangue e entranhas caindo aos montes no colo de quem assiste. O Bar Luva Dourada é um filme cru, que não tem alegorias em torno dos crimes e apresenta a frieza e a insanidade do assassino a todo momento, inclusive nos traços “sutis” de violência.

A “naturalidade” das cenas e a atuação do elenco gera incomodo por trazer um tom realista. Os efeitos sonoros bem usados e a boa direção nos levam para dentro da situação, especialmente em algumas cenas, como se estivéssemos assistindo a tudo por alguma fresta na parede. Logo, não é preciso ver tudo em primeiro plano ou com detalhes exagerados para ter aversão ao que é mostrado.

As cenas trazem uma fotografia claustrofóbica. Tudo acontece dentro de cubículos, em geral, e como a sensação é de que está tudo próximo, quem assiste tende a ter a impressão de que está sentado com os personagens. Você quase pode sentir o cheiro forte e desagradável do apartamento! A combinação de toda a produção que envolve figurino, cenário, direção, personagens e diálogos chulos, principalmente nas falas de Honka, trazem um ar bizarro para tudo que vemos durante os 115 minutos.

As atuações plausíveis de todo o elenco também chamam a atenção e até os personagens secundários, e as cenas um pouco desconectadas, mantém uma atmosfera em perfeita harmonia com todo o resto. Vemos um mundo sórdido que traz repugnância e agonia em todas as cenas, inclusive nas de violência bem dirigidas que causam um realismo impressionante.

O filme nos apresenta um personagem real que causa repulsa, não apenas pela aparência física, mas pelo jeito atormentador. Jonas Dassler é o ator alemão que faz o serial killer e a atuação dele é tão incrível que escancara a mente doentia do assassino em cada ato até sem falar nada. A entrega dele nos acessos de raiva reprimida, falas vulgares e a sua interpretação fantástica dá, a quem assiste, um personagem desconfortante. O ator é extremamente convincente no papel, não é caricato, e realmente nos faz achar que estamos assistindo a rotina asquerosa do verdadeiro Fritz Honka.

A caracterização e linguagem corporal do personagem também são pontos positivos por serem surpreendentes! Se você buscar por fotos do Jonas Dassler, que é um GALÃ alemão, depois de assistir ao filme vai se questionar se realmente é ele quem faz o papel. Além das semelhanças físicas, o cenário e outros detalhes são fieis aos originais.

O longa não traz uma carnificina ou balde de vísceras para o expectador, mas, é tenso e extremamente bem dirigido, atuado e produzido. É o melhor filme do gênero do ano, até agora, e é uma obra que vale muito a pena ser assistida, principalmente por quem gosta de filmes perturbadores. Se possível, veja o quanto antes no cinema!

Assista a crítica sobre o filme que o Nerd Rabugento fez para o canal:

 

O Bar Luva Dourada, da Imovision, está em cartaz nos cinemas.

 

 

 

 

OS MEMBROS DO CLUBE DOS RABUGENTOS SÃO MUITO FELIZES!

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E para que o Nerd Rabugento continue INDEPENDENTE, TORNE-SE MEMBRO DO CLUBE DOS RABUGENTOS!

O Nerd Rabugento não dá dica ruim e você confia nessa afirmação. Torne-se Membro do Clube, tem um valor que cabe no seu orçamento. E tem um monte de vantagens que nenhum outro Clube oferece. Mas se você não quiser se tornar membro e ainda assim quer contribuir, clique no segundo link. A sua contribuição ajuda demais o canal a se manter.

QUERO SER MEMBRO ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜