CRÍTICA – BLACK IS KING (DISNEY+)

Beyoncé lança seu álbum visual e, como esperado, não decepciona.

 

No último dia 31 de julho de 2020, no streaming Disney + – sim, aquele que ainda não foi lançado no Brasil – a Queen Be lançou seu último projeto nomeado: Black Is King.

REPRESENTATIVIDADE e EMPODERAMENTO são as palavras da moda, mas não tem outra maneira de definir seu último trabalho.

Black Is King é um filme musical – ou como é definido pela cantora, um álbum visual – dirigido, escrito e produzido pela própria. Ela teve a inspiração durante seu trabalho na trilha sonora do “live-action” do Rei Leão, e tem várias referências ao Simba e sua manada – e à textos bíblicos.

Os figurinos seguem essa tendência, abusando das estampas “animal printi”: pinturas corporais, adereços e adornos tribais – o que gerou críticas e elogios, na mesma intensidade.

Os cenários foram gravadas em diversas locações como: Nova York, Los Angeles, África do Sul, Ocidental, Londres e Bélgica, misturando savanas e belezas naturais à cidades futuristas, passando por ambientes minimalistas tudo para exaltar a cultura negra, com seus reis, rainhas e orixás.

A Espiritualidade permea quase todas as cenas e parece ser de grande importância para Beyoncé e, ao meu ver, pode ajudar a diminuir o preconceito às religiões de origem africanas como Candomblé, Umbanda, etc.

São inúmeros atores, bailarinos e a equipe, que foi usada para esse grandioso projeto – mas vale citar: Kelly Rowland, amiga pessoal e ex-colega de banda da cantora; Naomi Campbell, Tina Knowles-Lawson, Pharrel Willians, Lupyta Nyong’o, entre outros.

O debate – em elogios e críticas – só aumentam desde que o mundo colocou os olhos neste trabalho. Mas, enquanto o Brasil não recebe, fica uma amostra do clipe Already e tirem suas conclusões:

Black Is King está no catálogo da Disney +, ainda sem data de exibição no Brasil.

OS MEMBROS DO CLUBE DOS RABUGENTOS SÃO MUITO FELIZES!

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E para que o Nerd Rabugento continue INDEPENDENTE, TORNE-SE MEMBRO DO CLUBE DOS RABUGENTOS!

O Nerd Rabugento não dá dica ruim e você confia nessa afirmação. Torne-se Membro do Clube, tem um valor que cabe no seu orçamento. E tem um monte de vantagens que nenhum outro Clube oferece. Mas se você não quiser se tornar membro e ainda assim quer contribuir, clique no segundo link. A sua contribuição ajuda demais o canal a se manter.

QUERO SER MEMBRO ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜