Corra! e a necessidade da reinvenção do terror

Corra! é o filme em hype na maioria dos sites. Considerado o melhor filme de terror/suspense/thrilher psicológico de 2017. Com notas altas nos principais rewiews.

IMDB: 7,8 de nota do público;
Metacritics: Nota 84;
Rotten Tomatoes: 99% de aprovação dos críticos.

 

Várias resenhas positivas nos principais canais sobre filme no Youtube e afins. Mas como tudo que está em alta você nunca deve acreditar por completo sem antes tirar suas próprias conclusões, a melhor forma de fazer isso é assistindo. E foi isso que fiz.

Corra! (Get Out, 2017) é um filme americano de suspense, lançado em maio, que aborda racismo de diversas formas, seja ele velado ou direto. A história é a seguinte: Chris (Daniel Kaluuya, que protagonizou o segundo episódio da primeira temporada de Black Mirror chamado Fifteen Million Merits) é um jovem negro, fotógrafo, que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams).

A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

O que faz Corra! ser um bom filme?

Isso é subjetivo, mas podemos citar: bom roteiro, atuações, bons personagens, direção, boas frases e momentos que fiquem na memória. Não é o fato do protagonista e o diretor/ roteirista serem negros que o fazem bom e sim porque ele flui bem nos primeiros atos, imergindo o espectador na trama obscura, fazendo-o refletir através da ficção o drama da realidade cotidiana.

O filme faz críticas sociais pontuais e muito boas com um humor negro que paira sobre a trama, característica advinda do diretor e roteirista Jordan Peele , que também é comediante, e deixa sua marca registrada aqui.

O filme tem uma grande importância nas questões sociais principalmente para um país como o EUA onde o racismo é muito forte e estrutural (muito mais que no Brasil). Há momentos de tensão que deixam o espectador querendo a todo custo descobrir o que está acontecendo, e é nisso que o longa tem sua grande força, porque como um filme de terror/suspense, quanto menos você souber melhor.

Há muitas cenas bem feitas, uma fotografia agradável, uma trilha sonora que dá tensão nos momentos certos. O filme destaca-se também nas boas atuações, principalmente do protagonista, que é muito expressivo no olhar.

Não é o melhor filme de terror/suspense como muitos exageram por aí. Corra! ganhou todo esse destaque pela falta de reinvenção do filmes de terror, que hoje são franquias intermináveis de jump scares que atrai um público casual que cada vez menos se importa com a trama, importando-se apenas em se assustar e curtir uma ida descompromissada ao cinema.

Por fugir do terror blockbuster e abordar um suspense social como antigos filmes tais quais Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1965) e Esposas em Conflito (The Stepford Wives, 1975), é uma ótima obra cinematográfica com mais de uma camada a ser percebida. Um dos grandes destaques de filmes originais de 2017.

Corra! mostra que o racismo é um dos terrores da vida real para quem sofre preconceito diariamente sendo julgado e condenado por sua cor de pele. Por toda dificuldade, histórico de opressão e todo julgamento que existe apenas pela maior concentração de melanina. O terror cotidiano está além da ficção, especialmente para os pobres.

Não espere o melhor filme do mundo, porque ainda assim há clichês e exageros como em muitos filmes deste gênero, no entanto espere sim um bom suspense com uma trama que vai te envolver do início ao fim e um roteiro que você vai discutir após o término.

Corra! vale por toda discussão que traz. Corra para assistir!

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜