The Wire é a série mais relevante da história

Mesmo passado mais de 15 anos da sua estreia e sendo desprezada pela audiência e premiações, The Wire ainda é até hoje a série mais relevante da história e que dita o gênero policial na TV.

 

Para quem não conhece, The Wire trata foi concebida por David Simon, ex-jornalista, e Ed Burns, ex-policial e professor em Baltimore. A série em cada temporada funciona como um romance com início, meio e fim, tendo sempre diferentes personagens no foco central, sem no entanto abandonar os personagens já conhecidos. Hoje isso é uma prática bem comum entre todos os gêneros de séries.

O texto à seguir não contém spoiler:

The Wire vai mudar sua perspectiva de ver o crime

A obra de David Simon é com toda a certeza a mais realista já criada. Conseguindo como nenhuma outra transpor a realidade nua e crua para a telinha.

The Wire é tão visceral, que serviu até estudo para Barack Obama quando ele ainda era Presidente da América e também era estudado maciçamente por sociólogos, cientistas políticos e urbanistas.

Tudo isso é devido, graças a abordagem que Simon e Burns criaram, em a série não ter um personagem protagonista. Mas sim a cidade de Baltimore ser a grande protagonista aqui, e sendo assim, somos levados à todos os departamentos da cidade, com o acréscimo de como a vida nas ruas é.

Essa perspectiva ampla, multilateral da série é o diferencial e dá o tom em todos os episódios. A riqueza de personagens, de detalhes nos ambientes, nos faz imergir facilmente na história e é impossível não ficar embasbacado com tudo que acontece, todos os podres de todos os lados. Não há ninguém inteiramente honesto aqui, e isso é a chave do sucesso em The Wire.

The Wire não é só importante por tudo isso, como foi a série que revelou grandes talentos e que hoje brilham e são referências em Hollywood.
Idris Elba é o maior exemplo, seguido de Michael K. Williams, Wood Harris e Dominic West. Todos eles são excepcionais e tiverem personagens à altura, principalmente o Elba e o Michael K que nos entrega o Stringer Bell e Omar, respectivamente. É impossível não fazer um top melhores personagens das séries e não colocar esses dois.

The Wire, Sopranos e Six Feet Under, a trindade da HBO

Leia os textos dessas duas outras obra-primas AQUI (SFX) e AQUI (Sopranos)

A série tem 5 temporadas muito consistentes e destaco a 3° e 4° como verdadeiras obra-primas. Toda a resolução do arco que tem início lá na 1° temporada é incrível de tão bem amarrado e como dá o gatilho para a 4° que é um marco na história da televisão.

Infelizmente ao meu ver a série perde um pouco o fôlego na 5° e última temporada, mas ainda assim não tira o brilho da série e se encerra de maneira coesa. Assim como a série merece!

The Wire teve 50 episódios distribuídos em 5 temporadas e pode facilmente ser assistido na HBO GO. Então se você ainda não assistiu, não tem mais desculpas, corra e aproveita essa obra-prima.

Vamos falar de coisa boa?

O site Nerd Rabugento é independente e não depende de patrocinadores para existir. E toda contribuição que você fizer será muito bem vinda, seja com o valor que for. Com apenas um real você já ajuda e mantêm o site independente.

A independência do conteúdo do Nerd Rabugento depende de você. O seu apoio pode ser tanto mensal quanto feito apenas uma vez, com qualquer valor. Escolha um dos links abaixo e faça o site Nerd Rabugento crescer ainda mais rápido!

QUERO APOIAR ➜     QUERO CONTRIBUIR ➜